O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AJUDAS TÉCNICAS


1. Entender a situação que envolve o estudante
􀀹 Escutar seus desejos.
􀀹 Identificar características físicas/psicomotoras.
􀀹 Observar a dinâmica do estudante no ambiente escolar.
􀀹 Reconhecer o contexto social.
2. Gerar idéias
􀀹 Conversar com usuários (estudante/família/colegas).
􀀹 Buscar soluções existentes (família/catálogo).
􀀹 Pesquisar materiais que podem ser utilizados.
􀀹 Pesquisar alternativas para confecção do objeto.
3. Escolher a alternativa viável
􀀹 Considerar as necessidades a serem atendidas (questões do
educador/aluno).
􀀹 Considerar a disponibilidade de recursos materiais para a
construção do objeto – materiais, processo para confecção, custos.
4. Representar a idéia
(por meio de desenhos, modelos, ilustrações)
􀀹 Definir materiais.
􀀹 Definir as dimensões do objeto – formas, medidas, peso, textura
cor, etc.
5. Construir o objeto para experimentação
􀀹 Experimentar na situação real do uso.
6. Avaliar o uso do objeto
􀀹 Considerar se atendeu o desejo da pessoa no contexto determinado.
􀀹 Verificar se o objeto facilitou a ação do aluno e do educador.
7. Acompanhar o uso
􀀹 Verificar se as condições mudam com o passar do tempo e se há
necessidade de fazer alguma adaptação no objeto.
Banco de Idéias
Para ilustrar o uso prático dos conceitos aqui discutidos,
apresentamos o banco de idéias sobre recursos para comunicação
alternativa. Esse banco será composto por cinco temas principais:
Adaptação do formato dos recursos para comunicação alternativa:
Pastas e fichários
Pranchas com estímulo removíveis
Prancha temática
Prancha fixa na parede
Prancha fixa sobre a carteira
Pasta frasal
Prancha frasal
Tipos de estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Objeto concreto e sua representação
Miniaturas
Símbolos gráficos
Figura temática
Fotos e figuras de atividade seqüencial
Símbolos gráficos com fundo diferente
Misto
Gestos
Expressões faciais
Quantidade de estímulos utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Estímulo único
Dois estímulos
Vários estímulos
Participação do usuário na construção do recurso para comunicação
alternativa:
Seleção dos estímulos
Confecção e organização do recurso
Organização do recurso
Ambientes e parceiros de comunicação alternativa:
Parceiros de comunicação alternativa
Participação da família

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