1. Entender a situação que envolve o estudante
Escutar seus desejos.
Identificar características físicas/psicomotoras.
Observar a dinâmica do estudante no ambiente escolar.
Reconhecer o contexto social.
2. Gerar idéias
Conversar com usuários (estudante/família/colegas).
Buscar soluções existentes (família/catálogo).
Pesquisar materiais que podem ser utilizados.
Pesquisar alternativas para confecção do objeto.
3. Escolher a alternativa viável
Considerar as necessidades a serem atendidas (questões do
educador/aluno).
Considerar a disponibilidade de recursos materiais para a
construção do objeto – materiais, processo para confecção, custos.
4. Representar a idéia
(por meio de desenhos, modelos, ilustrações)
Definir materiais.
Definir as dimensões do objeto – formas, medidas, peso, textura
cor, etc.
5. Construir o objeto para experimentação
Experimentar na situação real do uso.
6. Avaliar o uso do objeto
Considerar se atendeu o desejo da pessoa no contexto determinado.
Verificar se o objeto facilitou a ação do aluno e do educador.
7. Acompanhar o uso
Verificar se as condições mudam com o passar do tempo e se há
necessidade de fazer alguma adaptação no objeto.
Banco de Idéias
Para ilustrar o uso prático dos conceitos aqui discutidos,
apresentamos o banco de idéias sobre recursos para comunicação
alternativa. Esse banco será composto por cinco temas principais:
Adaptação do formato dos recursos para comunicação alternativa:
Pastas e fichários
Pranchas com estímulo removíveis
Prancha temática
Prancha fixa na parede
Prancha fixa sobre a carteira
Pasta frasal
Prancha frasal
Tipos de estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Objeto concreto e sua representação
Miniaturas
Símbolos gráficos
Figura temática
Fotos e figuras de atividade seqüencial
Símbolos gráficos com fundo diferente
Misto
Gestos
Expressões faciais
Quantidade de estímulos utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Estímulo único
Dois estímulos
Vários estímulos
Participação do usuário na construção do recurso para comunicação
alternativa:
Seleção dos estímulos
Confecção e organização do recurso
Organização do recurso
Ambientes e parceiros de comunicação alternativa:
Parceiros de comunicação alternativa
Participação da família
Para ilustrar o uso prático dos conceitos aqui discutidos,
apresentamos o banco de idéias sobre recursos para comunicação
alternativa. Esse banco será composto por cinco temas principais:
Adaptação do formato dos recursos para comunicação alternativa:
Pastas e fichários
Pranchas com estímulo removíveis
Prancha temática
Prancha fixa na parede
Prancha fixa sobre a carteira
Pasta frasal
Prancha frasal
Tipos de estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Objeto concreto e sua representação
Miniaturas
Símbolos gráficos
Figura temática
Fotos e figuras de atividade seqüencial
Símbolos gráficos com fundo diferente
Misto
Gestos
Expressões faciais
Quantidade de estímulos utilizados nos recursos para comunicação
alternativa:
Estímulo único
Dois estímulos
Vários estímulos
Participação do usuário na construção do recurso para comunicação
alternativa:
Seleção dos estímulos
Confecção e organização do recurso
Organização do recurso
Ambientes e parceiros de comunicação alternativa:
Parceiros de comunicação alternativa
Participação da família
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