Tecnologia Assistiva


A tecnologia assistiva é um termo para se referir a qualquer produto, serviço ou sistema, comprado, modificado ou customizado, que aumente, mantenha ou melhore a as habilidades funcionais de uma pessoa com deficiência.
Ela possibilita a execução de tarefas que a deficiência torna impossíveis ou difíceis de realizar e toca todas as esferas da vida das pessoas com deficiência visual: a educação, a vida diária, a comunicação, os deslocamentos, o trabalho, a cultura, o lazer e os esportes.
No caso das pessoas com deficiência visual, a função principal da tecnologia assistiva é transmitir informação sobre o mundo que a deficiência tornou inacessível. Assim, frequentemente os outros sentidos – principalmente o tato e a audição – se tornam o alvo da tecnologia assistiva para comunicar a informação sobre o mundo e os objetos e eventos nele. No caso das pessoas com baixa visão, a visão residual também é aproveitada, mediante recursos que ampliam o aproximam imagens ou as adaptam de outras formas para melhorar contrastes ou alterar a intensidade da luz.
fonte: www.laramara.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário