As crianças com deficiência visual não são muito diferentes das outras crianças, têm as
mesmas necessidades afetivas, físicas, intelectuais, sociais e culturais. As necessidades básicas
das demais crianças: atenção, cuidado, relação e interação positiva, afeto e segurança são
essenciais para as crianças com deficiência visual.
Gostam de brincar, passear, conhecer pessoas e conviver com outras crianças. Se tiverem
a oportunidade de conviver desde cedo em ambientes organizadores que favoreçam a
construção do vínculo, trocas afetivas e sociais favoráveis e um ambiente de aprendizagem
significativa, que atenda às suas necessidades, não se diferenciam em inteligência em relação
às outras crianças.
Em decorrência da deficiência sensorial, apresentam necessidades específicas,
caminhos e formas peculiares de apreender e assimilar o real. Necessitam de mais tempo
para vivenciar e organizar suas experiências, aprender e construir conhecimentos.
Compreendidas essas especificidades pela família e professores, poderão se beneficiar e obter
sucesso na inclusão escolar e social.
fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Saberes e práticas da inclusão
Deficiência visual
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