É importante ressaltar que crianças superdotadas em idade pré-escolar constituem
um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento
emocional, social e físico (Cline & Schwartz, 1999). Nesse sentido, podemos nos deparar com
uma criança avançada do ponto de vista intelectual, mas imatura emocionalmente. O professor
deve estar atento a essa possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo
ou físico. Por exemplo, uma criança superdotada pode apresentar leitura precoce, porém ter
dificuldade em manipular um lápis, pois suas habilidades motoras não estão totalmente
desenvolvidas. Além disso, a habilidade superior demonstrada por essa criança pode ser
resultado de uma estimulação intensa por parte das pessoas significativas de seu ambiente.
Ao atingir a idade escolar, o desenvolvimento dessa criança pode se normalizar e ela passar
a apresentar um desempenho semelhante aos alunos de sua idade. Por isso, nem sempre
uma criança precoce poderá ser caracterizada como superdotada. É essencial, portanto,
acompanhar o desempenho dessa criança, registrando habilidades e interesses demonstrados
ao longo dos primeiros anos de escolarização, oferecendo várias oportunidades estimuladoras
e enriquecedoras ao seu potencial.
Dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em
idade pré-escolar destacam-se (Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991):
• Alto grau de curiosidade
• Boa memória
• Atenção concentrada
• Persistência
• Independência e autonomia
• Interesse por áreas e tópicos diversos
• Aprendizagem rápida
• Criatividade e imaginação
• Iniciativa
• Liderança
• Vocabulário avançado para a sua idade cronológica
• Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias)
• Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas
• Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos
• Habilidade para lidar com idéias abstratas
• Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
• Interesse por livros e outras fontes de conhecimento
• Alto nível de energia
• Preferência por situações/objetos novos
• Senso de humor
• Originalidade para resolver problemas
Nenhum comentário:
Postar um comentário