Deficiência Visual

Recursos Ópticos e Pedagógicos Especiais:
• Lentes prismáticas ou esfero-prismáticas;
• Lentes manuais ou de apoio;
• Lupas de régua;
• Os telessistemas para longe podem ser de difícil adaptação, depende da
possibilidade de o aluno realizar a compensação de cabeça para bloqueio do
nistagmo;
• Lentes escurecidas ou filtro amarelo para potencializar o contraste.

Estratégias Pedagógicas:
• Compreender que as dificuldades óculo-motoras de focalização, seguimento
visual e coordenação olho-mão podem dificultar a realização de atividades
práticas de coordenação viso-motora, como encaixes, desenhos, cópia da
lousa e escrita.
• Evitar alta iluminação direta, reflexo e brilho na lousa ou material a ser
discriminado.
• Orientar o aluno quanto à melhor organização espacial, posição para leitura
e adequação do material, ao ponto de compensação e distância que consiga
focalizar e discriminar.
• Evitar corrigir a posição de cabeça que é a única forma de bloqueio dos
movimentos involuntários.
• Utilizar pistas visuais para melhor organização do campo gráfico, tanto para
leitura como para escrita (guias para leitura).
• Proporcionar atividades lúdicas que favoreçam o exercício dos movimentos
oculares, graduando as dificuldades: boliche, jogos de peteca, bola ao cesto,
futebol, tiro ao alvo, natação. Jogos de integração sensorial e equilíbrio.

MEC-Brasil-DF

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